AJURMOC- ASSOCIAÇÃO DE LETRAS JURÍDICAS DE MONTES CLAROS/MG
NOTÍCIAS
MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA ULTRACONTINENTAL DE LITERATURA JURÍDICA É DESTAQUE MUNDIAL
07 de abril de 2022 - 13:18 hs
O Conselho Editorial da Revista Ultracontinental de Literatura Jurídica é composto por Professores que atuam em sala de aula e que têm título acadêmico de Doutor. A composição tem somente dois brasileiros que atuam no Brasil, e uma brasileira que leciona e mora na Itália.
A representante brasileira que mora na Itália é Tatiana Viana.
Os outros integrantes do Conselho Editorial são Professores Doutores da Colômbia, da Espanha, da França, de Portugal. E, como tema central da notícia, da Itália.
Agora, ela se tornou a única brasileira a integrar Consiglio dei Delegati da Organizzazione Internaziolane Italo-Latino Americana (OIILA). Há duas décadas o Brasil não tinha uma pessoa capaz para representar a nação brasileira neste importante organização científica. O acesso se dá por concurso público, e o título obtido é o de “Secretária Técnico-Científica”.
A OIILA tem sede em Roma e é uma organização intergovernamental que atua desde 1966. O objetivo é estreitar as boas relações entre a Itália e os países da América Latina. As principais atuações são na área cultura, socioeconômico e técnico-científico. O sentido maior é a cooperação entre os países, com apoio essencial da Itália.
Uma das pautas atuais mais imponentes é a preparação para a Agenda 2030, no segmento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma questão climática, ecológica. De forma permanente, há incentivo aos estudos (por meio de convênios para obtenção de bolsas de estudos) e a manutenção de uma biblioteca (na Itália) com livros de autores latino-americanos.
Atualmente, a OIILA é composta por vinte países, mas nem todos têm representantes no Conselho de Delegados, que é uma espécie de Diretoria Colegiada. Exatamente porque o Conselho de Delegados não tem vinte cargos, não existindo obrigação de cada país ter representante nessa Diretoria. Em verdade, a Diretoria é composta por cinco cargos, sendo quatro com o título de “Secretário”, e um Diretor-Executivo (que cuida do dia a dia da entidade em tempo integral). Os quatro Secretários são o Secretário-Geral e três Secretários temáticos: um Secretário-Cultural, um Secretário-Socioeconômico e um Secretário-Técnico-Científico. Esta última Secretaria é a ocupada pela Professora Tatiana Viana.
A Professora Tatiana Viana é da área de Direito Espacial (ramo do Direito Internacional) e é a brasileira mais destacada no segmento. Integra o Conselho Editorial da Revista Ultracontinental de Literatura Jurídica desde a fundação desse veículo científico, em maio de 2020.