AJURMOC- ASSOCIAÇÃO DE LETRAS JURÍDICAS DE MONTES CLAROS/MG
NOTÍCIAS
PROFESSOR LANÇA SEU 155.º LIVRO
19 de setembro de 2025 - 14:46 hs

PROFESSOR LANÇA SEU 155.º LIVRO

 

 

O Professor Paulo Ferreira da Cunha lança, nessa semana, mais alguns livros. Sim. Plural. O fato de serem três livros novos não ganha a mesma importância se não dito que o último deles representa a publicação (em livro) de número 155. São cinco livros depois de uma centena e meia. São publicações que, lado a lado, formam um quase incontável número de páginas. São obras adotadas em diversas Faculdades no Brasil e em Portugal, principalmente, mas com grande penetração em outros países europeus.

 

Paulo Ferreira da Cunha é conhecido no Brasil, há tempos, como autor de obras jurídicas do campo do Direito Constitucional. Mas somente não tem livros publicados na área do Direito Civil e no Direito Penal. E não é por falta de aplicação diária do Direito nesses segmentos.

 

Por ser o que no Brasil tem o cargo de Ministro e em Portugal se chama “Conselheiro”, do Supremo Tribunal de Justiça – a mais alta corte jurídica portuguesa – atua nas áreas cível e penal como operador do Direito. Portanto, outros livros poderão vir nestes segmentos.

 

A obra número 155 de Paulo Ferreira da Cunha é “Inquietação constitucional: uma justiça indefesa?”.

 

A sinopse apresenta a obra como capaz de analisar o Direito sob três focos:

“1) a situação da Justiça, incompreendida e indefesa, que alguns poderão assimilar a um “profeta desarmado”, na clássica imagem de Maquiavel; 2) a inquietação constitucional, que decerto reclamará um esforço cívico de defesa desse contrato social de dignidade e progresso, garante máximo da legalidade e do Estado de Direito democrático e social; 3) a atenção ao contexto internacional e aos rumos gerais do Direito e da Justiça: entre o alarme pelo crescimento de focos de barbárie (desde logo de guerra e ataques aos Direitos Humanos) e a esperança num novo paradigma jurídico: humanista, fraterno e democrático, farol de Civilização.”

 

O livro “Inquietação constitucional: uma justiça indefesa?” pode ser adquirido no Brasil por meio da Editora Uratau (https://editoraurutau.com/titulo/inquietacao-constitucional-uma-justica-indefesa)

 

Para culminar a informação, o Professor Paulo Ferreira da Cunha, Conselheiro (Ministro) do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, é integrante do Conselho Editorial da Revista Ultracontinental de Literatura Jurídica, editada pela AJURMOC.